Diretoria conhece sede da mais importante regional administrativa do SICREDI

O presidente da ACIB, Moacyr Felix – acompanhado dos diretores Rodrigo Martins e Everton Silva; do gerente geral Denis Fernandes e dos conselheiros José Carlos Nunes, Paulo Benincasa e Renaldo Calderini – visitou a sede do Sicredi Agroempresarial Paraná/São Paulo.

Eles foram recebidos pelo presidente Agnaldo Esteves; pelos diretores Marcelo Filimberti de Bortoli (Executivo) e Renato Lazareti Venancio (Negócios) e pelo gerente de Agências, Frederic do Carmo Assolari. Após uma apresentação sobre o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, o presidente Agnaldo Esteves recepcionou a comitiva de Barueri com a famosa costelada, também comemorando o Dia Mundial do Cooperativismo. O churrasco foi preparado pela Ferra Mula, associação filantrópica de Apucarana (PR), que tem apoio do Sicredi.

O presidente Agnaldo Esteves apresentou ao grupo da ACIB o modelo de negócio do Sicredi, que constrói uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a região onde está instalada. A instituição oferece produtos e serviços financeiros normais a um banco. A gestão valoriza a participação dos 4,2 milhões de associados, que exercem um papel de dono do negócio. Em 2009, eram 1,5 milhões de clientes.

Em 10 anos, a cooperativa registrou ainda um aumento de 721% em ativos totais (de 12, 3 bilhões em 2009 para 101 bilhões em 2019). O resultado líquido pulou de 254 milhões para 2,7 bilhões, uma evolução de 811%.

O Sicredi está presente em 22 estados brasileiros e no DF. A governança é distribuída regionalmente, com quatro grandes sedes. A central administrativa em Mandaguari é a mais importante regional, com 70 agências e 65 mil clientes no Paraná e São Paulo.

Novas agências na região de Barueri

Durante o encontro, o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves, manifestou sua enorme satisfação com o desempenho da agência de Alphaville, que é parceira da ACIB. E deu uma boa notícia: a inauguração de mais agências na região, em curto espaço de tempo.

Segundo ele, o potencial de crescimento das cooperativas de crédito no Brasil é enorme. Atualmente, representa apenas 5,5% enquanto que o ‘benchmark’ nos EUA é 56% e na Irlanda 70%.