fbpx

Número de novas empresas sobe 16,1% no 1º semestre de 2019

Microempresas individuais do setor de serviços nas regiões Norte e Sudeste são maioria, segundo levantamento

Mesmo com o desempenho fraco da economia, o número de novas empresas cresceu 16,1% no 1º semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. Já comparando com o trimestre passado, o indicador recuou 1,5%. No acumulado em quatro trimestres houve avanço de 16,8%.

Forma jurídica

Na classificação por forma jurídica, a variação interanual mostrou crescimento tanto nas aberturas para MEIs (21,4%) quanto nos demais tipos de empresas (0,6%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 79% dos casos no 1º semestre. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,7%.

Setores 

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de serviços atingiu 61,5% de representatividade no semestre, estando maior que os 57,6% observados no mesmo período de 2018.

O comércio se manteve estável na participação, permanecendo em 29,8%. Já a indústria recuou para 7,8% (-0,1 pontos percentuais – p.p.).

Regiões

Ainda na comparação com o 1º semestre de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (18,6%) e Sudeste (17,0%) foram as que registraram maior crescimento.

Metodologia

O Indicador Trimestral de Abertura de Empresas da Boa Vista é feito por meio de um levantamento realizado a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

 

 

 

Compartilhar esse Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

POSTS RELACIONADOS :