Presidente da Câmara fala sobre expectativas para 2019

Vereador Fabião vai comandar o Poder Legislativo de Barueri no biênio 2019-2020

O vereador Fabião (PC do B) começou 2019 com uma responsabilidade a mais em sua legislatura: ser presidente da Câmara Municipal de Barueri nos próximos dois anos.

Ele conta em entrevista exclusiva à Revista ACIB Negócios qual sua avaliação sobre o cenário político atual e quais as expectativas para seu mandato.

1) Vivemos em 2018 uma das eleições mais disputadas da história nacional e um momento crucial para a renovação da política brasileira. Qual sua avaliação sobre este cenário?

A população deu uma mensagem muito clara no sentido de fazer mudanças. Havia um forte sentimento de desalento em relação a fatores éticos relacionados aos políticos. De uma forma geral, as pessoas conquistaram meios para obter mais informação, nossa imprensa é atuante e as ações empreendidas pelo Judiciário (justas ou não) ensejaram um clima de aversão ao status quo representado por antigas forças políticas. Espero que o país, nosso estado e nosso município aproveitem a oportunidade para acompanhar essa senda de arrumação, de mais transparência no trato do dinheiro público; com método e eficácia. A renovação ocorrida nas urnas pede por responsabilidade, honestidade, ações práticas e senso de inovação na gestão de recursos.

2) Vivemos anos de crise econômica e, neste momento, as perspectivas do mercado são otimistas. Qual sua visão sobre o presidente Jair Bolsonaro e sua cúpula? Você concorda com a linha de suas políticas públicas?

O pior da crise econômica já passou, mas ainda é necessário criar condições favoráveis para reintegrar os milhões de desempregados ou sub-empregados ao mercado de trabalho. Analistas financeiros do mundo todo esperam que as políticas de cunho mais liberal propostas pela equipe do presidente Bolsonaro possam fazer o Brasil crescer de maneira perene e sem solavancos. Concordo com algumas políticas propostas pelo presidente e discordo de outras; o que é mais pró-mercado e voltado ao empreendedorismo tem meu apoio, no entanto, tenho algumas preocupações em temas como meio ambiente e opiniões controversas em temas internacionais complexos. Espero que este governo melhore a vida do cidadão comum.

3) Como vereador de Barueri, quais suas principais linhas de ação para os próximos dois anos?

Tenho buscado focar meu mandato nas áreas de esporte, bem-estar, sustentabilidade, saúde e educação. Exemplo disso é o CIE, Centro de Iniciação Esportivo, um espaço reservado ao esporte de performance. Essa obra foi viabilizada com recursos da união, que chegaram a nossa cidade por meio de emendas parlamentares que consegui junto ao meu partido. Também posso citar minha mediação para construção de uma área dedicada ao lazer de cães, em Alphaville; conseguimos realizar a construção conversando com a iniciativa privada e uma comunidade católica, sem verbas públicas, é um sucesso entre os moradores do bairro e seus pets. Destaco ainda, dentre meus projetos que se converteram em lei, o “Programa Licitação Sustentável”, uma iniciativa que obriga a administração pública a adotar parâmetros de boas práticas nas compras públicas, objetivando que os produtos e sistemas adquiridos pela municipalidade signifiquem menos impacto ao meio ambiente. Por fim, a lei que instituiu desconto de 17% no IPTU para quem investir em sistemas de captação de energia que tenham matriz energética comprovadamente eficazes, como placas de energia solar em casas e condomínios. Nosso trabalho busca trazer resultados efetivos que impactem positivamente a vida das pessoas.

4) O senhor tem uma aproximação com a classe empresarial de Barueri e participa ativamente de suas demandas. Em relação a este nicho, quais são seus principais projetos para os próximos dois anos?

Tenho uma boa relação com o meio empresarial, afinal, apesar de ser um agente público, acredito que temos a responsabilidade de propiciar um ambiente favorável para se fazer negócios. Leis bem formuladas fazem o município crescer, menos burocracia é mais crescimento.

Como parlamentar, tenho apresentado e defendido medidas que impulsionem a economia local. Há dois anos encaminhei um requerimento solicitando à Administração Municipal um REFIS para dívidas de ISS das empresas em Barueri. Há outras propostas igualmente relevantes: como a de incubadora de empresas, o centro de treinamento de profissões do século 21, a construção e concessão de espaços de convivência inspirado no modelo europeu de Biergartens e o estabelecimento de parcerias com cidades reconhecidamente bem sucedidas na captação de investimentos relacionados à tecnologia e serviços.

São programas ambiciosos que pretendo defender junto à Prefeitura.