fbpx

Projeto de capacitação de entidades do terceiro setor já apresenta resultados positivos

   Profissionalizar a gestão de entidades do terceiro setor para a independência financeira e sustentabilidade é o foco principal da ACIB Mulher Barueri em 2019. E a iniciativa já vem dando frutos.

 

   As capacitações, em parceira com o SEBRAE, têm sido fundamentais para abrir os horizontes e para o desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil da nossa região. Representantes de dez de OSC’s  participam das oficinas, realizadas desde março no auditório da ACIB.

   Conceitos e ideias foram modificados e estão sendo aplicados no dia a dia das atividades, pois não basta apenas boa vontade para realizar um trabalho no terceiro setor.

 

  Segundo a presidente da Tenda da Solidariedade, Daniele Pires, que participa das oficinas, uma das maiores dificuldades de uma OSC é sobreviver em longo prazo, com o aumento da demanda de pessoas que buscam os projetos para algum tipo de ajuda. E a maioria não está preparada.

   “As oficinas nos ajudam na gestão das organizações e fazem com  que a gente enxergue a OSC como uma empresa social. Que a nossa finalidade não é gerar lucro, mas gerar impacto. E que podemos sim gerar esse impacto”, afirma Daniele.  

 

   Temas como planejamento financeiro, estratégico, de comunicação e marketing, entre outros abordados nas oficinas, ajudam a levar uma mentalidade de organização corporativa para dentro das OSC’s, incentivando-as a se tornarem independentes e autossustentáveis.

    “A capacitação do terceiro setor é o caminho. E por isso é muito bacana essa parceria com o SEBRAE. A ACIB Mulher não está nos dando o peixe, mas nos ensinando a pescar e ir atrás do nosso lugar ao sol. Para que a gente consiga, com o conhecimento, com a capacitação, empreender e investir nos nossos projetos, de uma maneira sustentável”, comenta Daniele, que já aplica na prática as lições aprendidas.  A Tenda da Solidariedade, fundada por ela, é referência na formação e capacitação de pessoas (atualmente, com cerca de 800 beneficiados e 22 funcionários) e está se expandindo. Agora em agosto, inaugura mais uma unidade em Pirapora do Bom Jesus.

 

Rede de solidariedade

     Além do conteúdo voltado aos gestores de entidades do terceiro setor, a ACIB Mulher, em parceria com a Rede Social da Grande Oeste, está oferecendo palestras gratuitas sobre o universo corporativo, voltadas ao empresário da região e cuja renda será totalmente revertida à OSC Tenda da Solidariedade, com atendimento em Pirapora do Bom Jesus e Jandira. 

 

    Entre os temas já abordados, estiveram o Case de Sucesso para a autossuficiência da Tenda, com Daniele Pires; A importância das Redes Sociais para seu Negócio, com Fábia Sachetti e Alê Criballi; Carta de Valores, com Ronaldo Campos; e A Grande Viagem: O que Levamos na nossa Mochila, com Patricia Genioli e Verônica Guida. As próximas na agenda você confere no calendário ao lado.

 

 

 

Compartilhar esse Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

POSTS RELACIONADOS :