fbpx

Vencedores Nunca Desistem

Por Sidney Costa
Presidente da FOCO CONECTA, uma organização social baseada em gestão colaborativa e economia compartilhada. Pastor da IBMALPHAVILLE, uma comunidade com mais de 7000 membros em Alphaville

 

Em tempos de crise e instabilidade como estamos vivendo hoje, está cada vez mais fácil encontrar gente desanimada, ouvir notícias ruins, ver ideias boas fracassando e muitas pessoas desistindo do nosso País.

Isso tudo é verdade pois os números não mentem sobre a quantidade de desempregados, a fuga dos investimentos diante da instabilidade política e econômica é verdadeira e também os escândalos não param de ganhar destaque na mídia desde o início das operações da Justiça brasileira.

Diante dessa realidade, você pode reagir positivamente e buscar alternativas para as dificuldades, ou pode engrossar o coro dos insatisfeitos, que não veem possibilidades de crescimento nesse cenário e estão sem esperança de um Brasil melhor. Eu decidi fazer parte do primeiro grupo e vejo, nesse momento, com todas as dificuldades de um País em desenvolvimento, e há tempos sem governos que liderem o País, grandes possibilidades de expandir as ideias, fortalecer conceitos, gerar novos negócios e ajudar o nosso Brasil a sair da crise.

Listo aqui 10 atitudes de líderes que não desistem e estão impulsionando pessoas e negócios em tempos

difíceis:

  1. Encare seu negócio como um propósito de vida

Os negócios que nasceram simplesmente para ganhar dinheiro já acabaram, estão acabando ou vão acabar. Tudo que você faz como missão de ajudar pessoas e transformar a sociedade faz sentido para outras pessoas e ganham a adesão e disposição de contribuir, para que um empreendimento prospere. Dinheiro é consequência. O propósito é a essência para que uma ideia se torne real e bem sucedida.

  2. Cerque-se de pessoas que acreditam no que você acredita e estão dispostas a vencer os desafios com você

Ideias boas sem gente boa tendem a ficar no papel. Para que uma boa ideia seja executada ela precisa de pessoas boas que acreditem e façam acontecer. É melhor ter menos pessoas motivadas do que muita gente duvidando do propósito e da ideia. Gente boa é gente motivada. Ideia boa com a motivação certa dá certo.

 3. Alimente sua cabeça e suas emoções com boas notícias e informações positivas

Eu escolhi há um tempo ouvir apenas um telejornal diário para não ficar totalmente por fora do que está acontecendo, tenho alimentado meus ouvidos com boa música durante os trajetos de carro e boas conversas com amigos que estão dispostos a resolver os problemas do mundo. Alimento minha mente com leituras e descanso com filmes bem produzidos que aliviam as minhas emoções. O que ganha seu coração ganhará sua atenção. Alimente-se de coisas boas e seu coração estará firme e disposto diante dos desafios.

  4. Crie e imagine coisas que ainda não existem

Só existe futuro naquilo que não existe. Não tenha medo de ideias absurdas. Todas as start ups são uma aberração, pois se assim não fossem, elas já teriam sido pensadas por alguém. Encare cada problema como uma oportunidade. Toda dificuldade tem na sequência uma facilidade para que ela possa ser resolvida. Pense fora da caixa. Os maiores e melhores negócios do mundo ainda serão criados.

 5. Sonhe grande, comece com o que você tem e ande rápido

Comumente temos um excesso de planejamento e uma lista enorme de fatores de sucesso para um novo negócio, e com a visão de mitigar riscos, a lista de exigências e pré-requisitos tendem a inviabilizar muitas iniciativas e fazerem as pessoas desistirem. Pense e enxergue os riscos, mas pense em soluções e concentre nelas. Não espere ter o ideal para começar. Comece com o que você tem e dedique-se ao máximo para ir na direção do ideal. Mova-se rápido, pois cada minuto perdido é uma oportunidade desperdiçada.

6. Não venda lenços para quem chora, trabalhe para que ninguém chore

Há um ditado em nossa cultura que diz “em tempos de crise há quem chora e quem vende lenço”. Eu criei outra frase na tentativa de implementar uma outra cultura em tempos de dificuldades que diz “ao invés de vender lenços vamos trabalhar para que ninguém chore”. Isso significa que todo trabalho deve ser uma iniciativa para desenvolver pessoas. Desenvolva pessoas e elas desenvolverão negócios que vão desenvolver outras pessoas. Uma pessoa que trabalha para o bem de outra pessoa, trabalha feliz.

7. Faça associações com pessoas e empresas do bem

Uma das novidades positivas do mundo em que estamos vivendo são as iniciativas que chamamos de economia compartilhada. Costumo dizer que voltamos na Idade Média com os negócios feitos com “escambos”. Hoje, além de trocas, compartilhamos ideias, bens e tempo, para que negócios novos possam surgir e atender às demandas de trabalho e riqueza para a sociedade. No passado, uma ideia nova era escondida e prometida como uma revolução de mercado. Hoje, a revolução vem com as ideias que foram compartilhadas, reconhecidas e viabilizadas por vários segmentos. Mude sua cabeça. Tem muita gente ao seu lado que pode te ajudar a crescer nessa crise.

  8. Não seja ganancioso, seja constante

Uma das características do empresário brasileiro é querer ganhar muito de poucos e em pouco tempo. Essa cultura já faliu e gente que pensa assim não terá espaço hoje e nem no futuro. Ganhe um pouco de cada vez e sempre. Um pouco acumulado se tornará um capital gerador de muita coisa boa no mundo. Seja inteligente!! Não ganhe mais com outras pessoas. Não ganhe rápido, mas ganhe sempre.

9. Ame o lugar e as pessoas que vivem onde você está

Amor não é um sentimento, mas aquilo que você faz por alguém. Ame quem está ao seu lado. Ame o lugar onde você vive. Ame as pessoas que você conhece e as que você não conhece. O amor é a força motriz da continuidade e regularidade em tempos de dificuldades. Um pouco de dinheiro com muito amor gera coisas incríveis. Mobiliza muita gente e transforma uma realidade. O amor transforma. Você existe para transformar o mundo com quem você é, aquilo que você tem e com as coisas que você faz.

10. Tenha fé

Somos limitados, mas Deus é ilimitado e se move de um jeito sobrenatural. Acredite em um poder superior. Essa necessidade está dentro do ser humano. Tenha fé que Deus está acima de todos e no controle de tudo. Esse mesmo Deus é sobrenatural, transcendente e pode todas as coisas. O homem, por mais inteligente que seja, é limitado e natural, mas Deus é poderoso e sobrenatural. Fé é a certeza que Deus tem algo bom para você todos os dias do outro lado da estrada. Ele quer o bem de todos e vai te capacitar para ser um instrumento Dele nesse mundo difícil, mas incrível que Ele criou.

Não se esqueça: Vencedores nunca desistem. Quem desiste, nunca vence!

 

 

Compartilhar esse Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

POSTS RELACIONADOS :