Você pode se dar mal se fizer isso na Black Friday…

Nem só de super ofertas vive a Black Friday! Se você acompanhou nosso e-book com dicas incríveis para planejar sua ação de vendas para esta ocasião, agora precisa saber o que não deve ser feito de jeito nenhum para evitar dores de cabeça e problemas que prejudiquem seu negócio.

1) Falsas promoções e propaganda enganosa
Os dizeres “Black Fraude” e “pague a metade do dobro” vem daí. Muitos clientes se queixam de chegar às lojas no dia da Black Friday e não encontrar aquilo que foi anunciado. Não se arrisque enganando os consumidores e oferecendo falsas promoções nem aumente os preços dos produtos antes do evento para anunciar queda do valor. Ofereça descontos verdadeiros e mostre seu histórico de preços a fim de que os consumidores constatem que trata-se mesmo de uma promoção. Trabalhe com transparência. Divulgue de forma clara e com antecedência os descontos a serem praticados pela sua empresa. Lembre-se que se sua marca se queimar em um evento desses, reverter a situação e ter a confiança do consumidor novamente pode ser bem difícil.

2) Produtos indisponíveis
Você não vai dar o mole de frustrar o consumidor que se preparou para esta data e não encontrou o produto desejado, seja na loja física ou virtual, né? Atente-se quando anunciar promoções em itens que têm pouca disponibilidade no seu estoque. Analise se o que você tem no estoque físico é o mesmo que consta no online. E tome nota: o planejamento é seu aliado. Verifique as tendências atuais de compra do seu consumidor-alvo, os padrões de vendas dos últimos meses e do mesmo período do ano anterior. Ajuste seus estoques de acordo com esse levantamento, negociando com seus fornecedores a fim de garantir a disponibilidade dos produtos na Black Friday.

3) Site fora do ar, lento demais e apresentando problemas na finalização da compra
Especificamente para as lojas virtuais, esse é um problema comum. Garantir que sua empresa consiga conduzir a venda até o final, oferecer diversas formas de pagamento, assegurar a estabilidade de seus servidores e buscar soluções que garantam a estabilidade para o recebimento em cartão são medidas imprescindíveis para evitar problemas com o consumidor na reta final do processo de vendas. A desistência da compra pode ser creditada, também, a organização ruim do layout e das informações dos produtos. Fortaleça sua estrutura de TI para evitar prejuízos e transtornos.

4) Logística despreparada
Nas lojas virtuais, depois do movimento do dia de vendas, vem as entregas dos produtos e não atentar-se a esta atividade é certeza de reclamações e afins por parte de seus – provavelmente – ex-clientes. Estabeleça os prazos para entrega com cuidado e certifique-se de que sua estratégia de logística está afiada para possibilitar que as compras cheguem até seus clientes sem atrasos e em perfeitas condições.

5) Falta de atendimento
Sua empresa terá maior demanda na área de atendimento, que, rápido e de qualidade, faz diferença para concretizar a venda e fidelizar o cliente, o que também um dos objetivos da Black Friday. Verifique se o formato atual de sua equipe dá conta desta atividade e considere, também, o pós-venda.

6) Esquecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Tenha em mãos o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consultar e evitar que erros em preços, quantidades e cores impactem o consumidor negativamente, fazendo-o recorrer ao Procon. Informe-se sobre o direito de arrependimento em sete dias e respeite-o, mesmo que sua empresa ofereça outras modalidades de troca.

É isso empresário, aproveite as dicas da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barueri e tenha excelentes vendas nesta Black Friday!