fbpx

Humor e perspectivas do mercado imobiliário | Por Mauro Dottori

Por Mauro Dottori

Presidente da Associação da Indústria Imobiliária de Alphaville Tamboré e região (AIAT) e da MPD Engenharia

 

Após enfrentarmos uma fase dura da crise econômica brasileira, finalmente o mercado imobiliário deve retomar o crescimento em 2019.

O anúncio da redução nas taxas de juros do crédito imobiliário reaqueceu o mercado e já se nota uma maior procura por imóveis. Outro ponto importante é a queda da Selic, que associada à uma inflação baixa e à pressão do Banco Central para redução do spread bancário, também proporciona um bom momento para concessão de créditos.

Além de melhorar a economia, o mercado de trabalho também será afetado positivamente, já que o setor tem potencial para ser um dos grandes geradores de empregos do país.

Apesar de o setor imobiliário e de construção ter sido um dos mais impactados pela crise política, perdendo credibilidade e confiança, é extremamente importante para nós, membros da AIAT, destacar que, na contramão dessas adversidades, nossa credibilidade e integridade ficaram intactas. De maneira geral, conseguimos, neste período, aumentar o ritmo de investimentos. Particularmente, a MPD Engenharia, da qual também sou presidente, aumentou sua participação em contratos públicos, mantendo sempre a qualidade dos serviços prestados, prazos assertivos e a relação transparente com clientes e fornecedores, que nos é característico.

Apesar das dores naturais advindas de um momento de crise, há também o lado positivo dessa situação. Foi nesse período, que as empresas se viram estimuladas a mudar, a se reinventar, se adaptar, se reestruturar, otimizando processos, desenvolvendo novos produtos e criando novos modelos de negócio.

E mudança continuará sendo a palavra de ordem para os próximos anos. O setor está em uma fase de adaptação às novas necessidades do mercado e do consumidor, que tem um perfil totalmente diferente, empoderado, informado e envolvido no mundo digital. As tecnologias e inovações têm se tornado essenciais para todos os segmentos e isso não é diferente para o mercado imobiliário, que também precisa fazer parte dessa nova realidade.

A tecnologia permeia todos os segmentos e os avanços atribuídos a ela proporcionam mudanças nos resultados de forma mais eficiente. Dentro do mercado imobiliário, principalmente na construção e arquitetura, as novas metodologias e ferramentas trazem ganhos não só para os clientes e empresas, mas também para a sociedade, como a modelagem em 3D, alternativa que promete transformar futuros projetos de forma inovadora e sustentável; e máquinas autônomas, como betoneiras robotizadas que podem ser programadas à distância no canteiro de obras, incluindo desde a descarga do material até a dosagem total do produto, proporcionando maior agilidade e rapidez às obras.

Dentro de uma nova realidade, tanto política, quanto econômica e comportamental, nossa expectativa é que os próximos anos sejam muito positivos.

A AIAT reforça seu compromisso de contribuir com o crescimento do setor e continuará com todos os esforços para que 2019 seja um ano de grande sucesso.

Compartilhar esse Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

POSTS RELACIONADOS :