Humor e perspectivas do mercado imobiliário | Por Mauro Dottori

Por Mauro Dottori

Presidente da Associação da Indústria Imobiliária de Alphaville Tamboré e região (AIAT) e da MPD Engenharia

Após enfrentarmos uma fase dura da crise econômica brasileira, finalmente o mercado imobiliário deve retomar o crescimento em 2019.

O anúncio da redução nas taxas de juros do crédito imobiliário reaqueceu o mercado e já se nota uma maior procura por imóveis. Outro ponto importante é a queda da Selic, que associada à uma inflação baixa e à pressão do Banco Central para redução do spread bancário, também proporciona um bom momento para concessão de créditos.

Além de melhorar a economia, o mercado de trabalho também será afetado positivamente, já que o setor tem potencial para ser um dos grandes geradores de empregos do país.

Apesar de o setor imobiliário e de construção ter sido um dos mais impactados pela crise política, perdendo credibilidade e confiança, é extremamente importante para nós, membros da AIAT, destacar que, na contramão dessas adversidades, nossa credibilidade e integridade ficaram intactas. De maneira geral, conseguimos, neste período, aumentar o ritmo de investimentos. Particularmente, a MPD Engenharia, da qual também sou presidente, aumentou sua participação em contratos públicos, mantendo sempre a qualidade dos serviços prestados, prazos assertivos e a relação transparente com clientes e fornecedores, que nos é característico.

Apesar das dores naturais advindas de um momento de crise, há também o lado positivo dessa situação. Foi nesse período, que as empresas se viram estimuladas a mudar, a se reinventar, se adaptar, se reestruturar, otimizando processos, desenvolvendo novos produtos e criando novos modelos de negócio.

E mudança continuará sendo a palavra de ordem para os próximos anos. O setor está em uma fase de adaptação às novas necessidades do mercado e do consumidor, que tem um perfil totalmente diferente, empoderado, informado e envolvido no mundo digital. As tecnologias e inovações têm se tornado essenciais para todos os segmentos e isso não é diferente para o mercado imobiliário, que também precisa fazer parte dessa nova realidade.

A tecnologia permeia todos os segmentos e os avanços atribuídos a ela proporcionam mudanças nos resultados de forma mais eficiente. Dentro do mercado imobiliário, principalmente na construção e arquitetura, as novas metodologias e ferramentas trazem ganhos não só para os clientes e empresas, mas também para a sociedade, como a modelagem em 3D, alternativa que promete transformar futuros projetos de forma inovadora e sustentável; e máquinas autônomas, como betoneiras robotizadas que podem ser programadas à distância no canteiro de obras, incluindo desde a descarga do material até a dosagem total do produto, proporcionando maior agilidade e rapidez às obras.

Dentro de uma nova realidade, tanto política, quanto econômica e comportamental, nossa expectativa é que os próximos anos sejam muito positivos.

A AIAT reforça seu compromisso de contribuir com o crescimento do setor e continuará com todos os esforços para que 2019 seja um ano de grande sucesso.