Série da Netflix traz lições primorosas de empreendedorismo

Em março, estreou na Netflix a minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker, que conta a trajetória da primeira mulher a ficar milionária, com o seu trabalho, nos Estados Unidos. Mulher, filha de escravos, negra e pobre, enfrentado dificuldades financeiras e preconceitos, vivendo numa época em que o mundo dos negócios era reservado aos homens e às mulheres cabia somente os afazeres do lar, Madam C.J. Walker descobriu um nicho de negócios no qual pode empreender e vencer. Vivida pela excepcional atriz Octavia Spencer, a história de Madam nos deixa lições de empreendedorismo primorosas. Entre elas estão:

Descubra o seu nicho de atuação
Madam descobriu um produto que atendia mulheres negras. Aparentemente restrito, o mercado escolhido por ela se mostrou grande a ponto de ser necessário ampliar a empresa.

Fale menos e ouça mais
Com a implantação das novas tecnologias de comunicação ficou muito fácil para qualquer pessoa apresentar o seu ponto de vista, mas saber ouvir é um dom que poucos têm. Ouvir é um hábito que deve ser cultivado. Ouça o seu cliente com atenção e procure entender as necessidades dele.

Confie em si mesmo
Nunca temos tempo para pensar e dar ouvido aos sentimentos e intuição. Aproveite o momento que está em casa e deixe a mente vagar. A intuição é poderosa e não deve ser ignorada. Quando o empresário conhece a si mesmo e o seu negócio consegue enfrentar imprevistos, se manter firme, equilibrado e tomar as melhores decisões baseando somente na intuição. Podemos ver isso quando Madam coloca o seu rosto nas embalagens de seu produto.

Descubra a dor do seu cliente e saiba resolvê-la
O produto criado por Madam era perfeito para resolver o problema que mulheres negras tinha com os seus cabelos. Ela conseguiu resolver o problema de seu público e aumentar a autoestima de suas clientes. Conhecer a dor de suas clientes se mostrou o mais importante diferencial para o crescimento de sua empresa.

Conte a sua história
No marketing digital muito se fala em storytelling, a arte de contar histórias. Madam fez isso em 1905 quando tentou vender o seu produto nas ruas de Denver, no Colorado, e não teve resultado. Em um determinado momento, ela descobre que, contando a sua história sobre como superou a queda de cabelos e as dificuldades para mantê-los bonitos, consegue fazer o seu público alvo prestar atenção ao produto que vende. As suas histórias marcam e faz com que seja lembrado.